segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mémorias Políticas.

          A criação deste trabalho justifica-se pela necessidade de mostrar quais são as reflexões e memórias sobre política e seus significados no cotidiano de alunos que cursam a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino médio noturno de uma escola estadual de Belo Horizonte. Desde a minha atuação nesta instituição, iniciada em 2007, trabalho com conceitos e significações da palavra política partindo do princípio das memórias e histórias dos alunos desta modalidade de ensino.
            A necessidade de relatar a memória e as análises destes alunos sobre a palavra política, justifica-se pelo fato de permitir o conhecimento de suas trajetórias individuais como sujeitos sócio-culturais que trazem em suas bagagens experiências únicas sobre a importância desta palavra em seu meio social. Levar os alunos a refletir sobre suas vivencias políticas fez com que muitos se tornassem conscientes de suas ações e passaram a pensar mais sobre a importância da política. Comparo os resultados deste trabalho com a Alegoria da Caverna de Platão em que a humanidade se encontra como prisioneira de uma caverna, permanecendo de costas para a abertura luminosa e de frente para a parede escura do fundo. Devido a uma luz que entra na caverna, os prisioneiros contemplam na parede do fundo as sombras dos seres que compõem a realidade. O problema maior é que, acostumadas a ver apenas essas projeções, as pessoas tomam essa ilusão como se fosse realidade. Platão chega a levantar a hipótese de algum habitante da referida caverna saia e depois de se acostumar à luz chame os outros para ver a realidade.

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