domingo, 21 de novembro de 2010

Etapas do Trabalho

      Como já havia comentado anteriomente sobre a necessidade de trabalhar com o conceito de política com os alunos e conseguir mostrar as várias possibilidades de significados que a palavra indica, fiz este trabalho no ano vigente com alunos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Começo a realização deste trabalho tendo como referencial teórico o livro de João Ubaldo Ribeiro denominado Política, em que são colocadas as seguintes questões: Que coisa é política e como a política interessa a todos e a cada um.
      Na sala de aula começo perguntando aos alunos se gostam de falar sobre política e geralmente deste o inicio deste trabalho no ano de 2007, na mesma escola, na maioria das salas escutei inicialmente não, tendo algumas variantes. A partir da opinião dos alunos começo a fazer um resgate histórico da origem da palavra política e depois começo a colocar a seguinte questão- A política é realizada por nós cotidianamente e faz parte de um processo público. Geralmente alguns alunos de inicio não gostam de saber que realizam mini processos políticos no seu dia-a-dia, mas depois com outros textos trabalhados como "O Mito da Caberna", " A Corrupção e sua Possibilidade de Superação", "Política é o Fim",  "Eleitor Consciente Não Aceita a Corrupção", " O Papel do Poder Executivo,  do Poder Judiciciário" começam a ter outra visão da palavra política e aguns até agradecem por saberem que são "importantes" pois fazem política e agora sabem todos os conceitos que envolvem está palavra tão renegada por alguns brasileiros. A partir desta valorização da política e o entendimento que ela visa o bem de todos, começa um trabalho de ações dos alunos voltados para a preservação do ambiente escolar, pois eles podem ter ações políticas que visam o bem daquela comunidade escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário